Saga na animação 2D

Nessa semana, finalmente comecei a por em prática o que eu deveria ter começado há muito tempo: animação 2D.

Sempre tive um gosto pelo desenho, não só por desenhar, mas também pelo desenho animado. Como toda criança normal, comecei a desenhar desde pequeno e sempre levei jeito, mas não pratiquei o quanto deveria e com o tempo fui ficando pra trás. Há mais ou menos um ano resolvi me dar uma nova oportunidade, e venho desenhando (não tanto asim) desde então.
Um dos meus maiores impulsos é o meu irmão Lucas, dois anos mais novo que eu, mas sempre deu mais valor a sua habilidade para o desenho e hoje, faz faculdade de artes. E foi também, indiretamente por causa dele que resolvi começar a animar.
Com a minha recente vontade de voltar a desenhar, fui atrás de técnicas e lembrei que o Lucas tinha um livro, que na minha memória ensinava a fazer desenhos no estilo da Disney e o pedi emprestado. Porém o que descobri é que o livro na verdade era o guia de animação The Animator’s Survival Kit, um dos mais renomados e por sinal muito interessante, já que eu acabei lendo alguns capítulos já de cara sem nem levar em consideração que não era bem o que eu estava procurando.

Ainda assim, só depois de um bom tempo e muitos vídeos de animação no Youtube, criei vergonha na cara e fui colocar em prática; o problema era e ainda é, saber que ferramentas usar, então fui com o que eu já conhecia para não perder o embalo.

Usando um tablet Intuos da Wacom, produzi minha primeira animação no Photoshop e salvei em .gif para postar aqui:

Primeira Animação

Clique para abrir a animação

Ainda falta colorir e fazer mais alguma cena, porém já deu pra sentir como é gostoso dar vida à um desenho.

Na próxima postagem espero ter decido que software usar e colocar essa animação terminada; pelo que pesquisei até então e os programas que já testei, estou levemente inclinado a pensar que vou desenhar no photoshop frame-by-frame e passar para o Flash… veremos!

Deixe um comentário